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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rio Corrente recebe a nona unidade do Nova Semente

O prefeito Julio Lossio entregou ontem (02) a comunidade do bairro Rio Corrente, a nona creche do programa Nova Semente. Realizada em parceria com a população do bairro, a Unidade de Acolhimento à Criança, Mariana Vitória recebeu este nome em homenagem a filha dos moradores Maria do Socorro Pereira e José Edmilson da Silva que faleceu ainda criança por causa de problemas do coração.

Moradores e lideranças compareceram ao local para conhecer as instalações da unidade. Participaram também a primeira-dama do município, Andréa Lossio, o secretariado municipal e a vereadora Raimunda Sol Posto (DEM).

Satisfeita com o novo equipamento público, a gestora da unidade, Gleice dos Santos, revela que a comunidade recebeu com muita alegria e satisfação o programa Nova Semente. “As pessoas estão muito empolgadas, o bairro tem uma demanda grande de crianças sem acesso a educação infantil. Já estamos nos articulando para abrir mais uma creche aqui no bairro”, informou.

Com entusiasmo devido o resultado do programa, o prefeito Julio Lossio falou da sua alegria em estar cumprindo o seu compromisso de inaugurar uma creche por semana. “Hoje é mais um dia importante para a nossa gestão. Isso está virando uma marca não só em Petrolina, mas em todos os lugares por onde passo, até em Brasília as pessoas já comentam sobre o Nova Semente”, ressaltou.

O programa atende a crianças de 0 a 6 anos de idade, oferecendo cinco refeições diárias e uma assistência de 12 horas. Os pequenos recebem acompanhamento médico, nutricional e pedagógico, uma vez que um dos objetivos é que saiam da unidade alfabetizados. O trabalho pedagógico aplicado nas Unidades do Programa Nova Semente é baseado em leis e fundamentações legais voltadas a um atendimento de qualidade, respeitando a criança dentro do seu contexto de aprendizado.

De acordo com a coordenadora pedagógica Poliana de Castro, as unidades obedecem os critérios para um atendimento que respeita os direitos das crianças e dos adolescentes, garantindo o seu desenvolvimento na construção dos saberes vivenciados em cada faixa etária, tendo atenção à questão dos alunos que apresentarem dificuldades na aprendizagem, respeitando os seus limites e maturidade, promovendo acompanhamento especializado.

Poliana lembrou também que segundo as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação Infantil (DCNEI), a proposta Pedagógica da Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança o acesso, a apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como todos os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Nós estamos trabalhando a parte pedagógica do programa, tomando como base as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Fundamentações Teóricas (Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Wallon) dentre outros”, informou.

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