Abra sua conta PagSeguro e comece a aceitar cartões de crédito e pagamentos online, imediatamente.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aberta Semana da Pessoa com Deficiência de Petrolina


Uma mesa redonda com o tema Acessibilidade – Direito do Cidadão, foi aberta na manhã de ontem, na Câmara de Vereadores de Petrolina, a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento, que será realizado até o dia 28 de agosto, tem como tema: Inclusão Começa com Conscientização. A Semana tem como objetivo estimular a discussão sobre a inclusão social das pessoas com deficiência e é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud), com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Acessibilidade. A mesa redonda contou com a participação da professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Carla Daniela Maciel; do secretário de Acessibilidade da Prefeitura de Petrolina, Marcos Souza Conceição e do Superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, João Maurício Rocha. Na ocasião, a acessibilidade pessoal, ou seja, tornar as pessoas com deficiência mais acessível não só através de rampas, mas na derrubada das barreiras do relacionamento, como principal foco de discussão. De acordo com a professora Daniela Maciel, não se pode pensar apenas em mudanças arquitetônicas. “A acessibilidade pessoal é mais difícil, porque temos dentro de nós um pré-conceito. Temos que avançar na questão não só do atendimento as pessoas com deficiência, mas aprender a conviver com elas”, observa.
Em suas colocações, Marcos Souza informou que Petrolina tem a segunda secretaria de Acessibilidade do país [a primeira foi implantada em Porto Alegre]. Ele destacou que Petrolina teve um ganho em inclusão com a conquista de 16 salas de recursos multifuncionais [antes só existiam cinco], a implantação do Centro de Produção do Livro Acessível, que atenderá aos alunos com deficiência visual de Petrolina e de mais 75 municípios e maior número de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos. “O mais importante é que as pessoas com deficiência de Petrolina começaram a ganhar o respeito da população, começamos a ser vistos como sujeitos capazes”, salienta. Ele colocou ainda que a sua secretaria está focada na geração de renda, e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
O presidente do Comud, Hélio de Araújo, disse que a semana reforça as discussões em torno da inclusão e dos direitos da pessoa com deficiência. “É importante porque desmistifica alguns equívocos que alguns têm em torno da pessoa com deficiência”, informa, destacando que a semana é realizada há 20 anos, sem interrupções. Ele também reconheceu o papel da Secretaria de Acessibilidade e afirmou que a expectativa dos conselheiros é que a pasta funcione a contento. A Semana da Pessoa com Deficiência conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCD), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Associação dos Fisioterapeutas do Vale do São Francisco (Asfisio), Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Centro de Reabilitação Visual (CRV), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Gerência Regional de Educação (GRE), Secretaria Municipal de Educação (SMEP), Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Sepuma), Secretaria de Saúde (SECSAU), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Igreja Batista dos Surdos, Pastoral de Surdos, Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores e Imprensa Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário