Abra sua conta PagSeguro e comece a aceitar cartões de crédito e pagamentos online, imediatamente.

sábado, 22 de agosto de 2009

Secretários de Petrolina conhecem sistema de administração e finanças do governo paulista

O Prefeito Julio Lossio (PMDB) liderou comitiva dos Secretários das Áreas de Gestão do Município de Petrolina para conhecerem as ferramentas que agilizam a gestão fiscal, a arrecadação de tributos, o atendimento ao contribuinte e o processo licitatório em São Paulo. Acompanharam o Prefeito os responsáveis pelas pastas de Administração, Emmanuel Ferro; Finanças, Alvanilson Pires, Licitações Mário Filho e Governo, Patrício Valgueiro, além dos Diretores das áreas de Arrecadação e Finanças. A equipe foi recebida pelos secretários da Fazenda do Governo de José Serra (PSDB), Mauro Ricardo e do Governo Kassab (DEM) Walter Aluísio Morais Rodrigues.
De acordo com o Prefeito Julio Lossio, São Paulo é uma referência, pois avançou muito na área fiscal e apresenta resultados satisfatórios. “Chamou a atenção a informatização do sistema tributário. Em São Paulo, todo controle fiscal é feito pela internet, inclusive o que é realizado pelo contribuinte, minimizando a burocracia. Lá, a população não perde tempo para obter informações e serem atendidos”, afirma. Os secretários participaram de palestras sobre ações para melhoria da gestão, redução de despesas e incremento de receitas.
Julio Lossio explicou que Petrolina vai trabalhar para se aproximar o máximo do modelo paulista e para tanto vai estabelecer um convênio de cooperação técnica com o Estado de São Paulo. “Queremos nos espelhar e aproximar do sistema de gestão financeira, fiscal e tributária de quem melhor faz no país. Vamos também ter ganhos econômicos em licitações e em compras”. Entre as informações obtidas, ele destacou a nota fiscal eletrônica e a declaração digital do Imposto Sobre Serviços (ISS) como avanços importantes para a simplificação do atendimento. Para o Secretário Alvanilson Pires, um ponto alto do sistema paulista é a acumulação de bônus para o tomador de serviços, proporcionadas pelo sistema. Segundo ele, o contribuinte ao efetuar pagamento dos seus impostos pode ter de volta parte dele através de créditos que serão usados, por exemplo, para a compensação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). “O imposto é revertido para o pagamento de outro tributo. Dessa forma, o contribuinte ficará mais satisfeito em pagar seus compromissos, resgatando um princípio fundamental da cidadania, solicitando a emissão da nota fiscal. É uma facilidade para a administração e também para o contribuinte”, destaca.
Os secretários ficaram muito entusiasmados com a receptividade e abertura que o Governador José Serra está proporcionando ao Prefeito Julio Lóssio. Em sua visita ao Município de Exu, o Governador fez elogios ao Prefeito e a Gestão em Petrolina.
A reunião com a equipe do governo estadual e municipal de São Paulo foi articulada pelo prefeito Julio Lóssio (PMDB). “Ele [o prefeito] tem buscado junto às experiências consideradas exitosas em nível nacional nortear sua administração para fazer com que Petrolina tenha os melhores serviços para atender à comunidade”, lembrou o secretário Mário Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário